Curso "Teorias e Técnicas no Restauro", a ser ministrado pelo Professor Claudio Varagnoli, da Facoltà di Architettura da Università degli Studi “G. d’Annunzio” Chieti-Pescara, em agosto de 2017

O Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE UFBA) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - através do Centro Lúcio Costa e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (PEP) - têm o prazer de anunciar o Curso Teorias e Técnicas no Restauro, a ser ministrado pela Professor da Facoltà di Architettura da Università degli Studi “G. d’Annunzio” Chieti-Pescara, Claudio Varagnoli

Sinopse e Programação de Aulas

1. O papel dos acabamentos no restauro; reboques e cores. Esse módulo coloca em evidência a importância dos acabamentos para a conservação do patrimônio arquitetônico. Serão analisados casos concretos, lidos nas fases de análise e de atuação. (4 horas)
  1. Cidades e terremotos. Os recentes terremotos que atingiram diversos países, incluindo muitas vezes a Itália, colocam em evidência o tema da segurança dos edifícios e dos sistemas de consolidação e restauro  para proteger não apenas os grandes monumentos, mas também o patrimônio arquitetônico menor. (4 horas)
  1. Conservação em escala urbana. Esse módulo apresenta as principais teorias e experiências sobre a conservação dos centros históricos desde o debate do fim do século XIX até as tendências mais recentes. É central o tema das lacunas, nas quais as exigências de conservação se intercalam com as previsões de projeto. (4 horas)

Inscrições

O curso, com data a definir, é obrigatório para os alunos do MP-CECRE e estão abertas outras 15 vagas para alunos do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU UFBA) - mediante inscrição através do endereço cecre@ufba.br

As aulas acontecerão nos seguintes turnos:

Quarta-feira: das 9:00 às 13:00 – Ateliê do MP-CECRE no CEAB

Quinta-feira: das 9:00 às 13:00 – Local a combinar

Sexta-feira: das 9:00 às 13:00 – Ateliê do MP-CECRE no CEAB

​Na quinta-feira, no turno da tarde, das 14:00 às 18:00, também está prevista orientação de Trabalhos Finais de discentes do MP-CECRE na disciplina Ateliê de projeto III: Projeto de Intervenção em Edifícios, Conjuntos e Sítios Históricos. Esta atividade só está aberta para alunos do MP-CECRE.

As orientações acontecerão em sala separada do Ateliê do CEAB e não afetarão a orientação dos outros professores locados nas quintas-feiras.

O curso está inserido dentro das Jornadas do Patrimônio - atividade idealizada pelo Centro Lúcio Costa - IPHAN. Prevê, além do curso intensivo de três dias em Salvador, uma jornada de um dia no Rio de Janeiro com palestra ministrada pela professora e apresentações de outros profissionais de casos que espelhem os problemas enfrentados no Brasil e que contribuam para a capacitação proposta.

Veja o detalhamento da atividade aqui:

Professor Claudio Varagnoli – Pescara, Itália

Arquiteto pela Facoltà di Architettura da Università degli Studi di Roma “La Sapienza” (1982) e Doutor em Conservazione dei beni architettonici pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza” (1987).

Desde 1990 desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de restauro junto à Facoltà di Architettura da Università degli Studi “G. d’Annunzio” Chieti-Pescara e, desde 2001, é Professor Titular de Restauro da mesma instituição.

Desde 2001, é coordenador do Doutorado em Conservazione dei Beni architettonici e, desde 2004, do Mestrado em Conservazione e Recupero dell’Edilizia Storica, ambos junto à Università degli Studi “G. d’Annunzio” Chieti-Pescara. Desde 2013, é Professor da Escola Arqueológica Italiana de Atenas, Grécia.

Participou de diversos projetos de restauração, como as obras em mármore do Foro Italico em Roma e o plano de recuperação de Sora,, bem como de concursos de projeto. É autor de diversos ensaios sobre projetistas, edifícios, canteiros e intervenções urbanísticas, com especial atenção ao debate arquitetônico contemporâneo.