Falece o Professor Visitante do MP-CECRE, Francisco Barata Fernandes

 

É com grande tristeza que anunciamos que, no dia 16 de agosto de 2016, faleceu o Professor  da Universidade do Porto e Professor Visitante do MP-CECRE, Francisco Barata Fernandes.

Em dezembro de 2018, o Professor ofereceu - para o MP-CECRE e para o PPGAU - o curso Metodologias de Projecto e Salvaguarda do Património Arquitectónico. 

O Professor Francisco Barata Fernandes era arquiteto, diplomado na ESBAP, e doutorado na FAUP. Desenvolveu investigação sobre intervenções no Patrimônio Arquitectônico e em Centros Históricos, na Itália, como Bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian. É Professor associado e Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Coordenador da linha de investigação PACT (Património Arquitectónico, da Cidade e do Território) do CEAU/FAUP. Coordenador da parceria internacional USP /UP sobre "Arquitetura, Desenho e Representação: metodologias de desenho no ensino do Projeto" Participa em conferências, seminários ou cursos organizados por diversas Faculdades de Arquitetura nacionais e estrangeiras. Publicou, entre outros, “Pianificazione urbana e progetto di recupero in Portogallo”, artigo inserido em “La cultura della Città”, AAVV, Edizioni C.E.L.I, Faenza, 1992; “Intervenções no Centro Histórico (CRUARB)”, artigo inserido em “Porto, 1901-2001, Guia –Exposição de Arquitectura Moderna, Livraria Civilização Editora e Porto 2001, SA; “Le forme della casa nella forma della città”, artigo inserido em “Casa Pubblica e Città”, AAVV, Monte Università Parma Editore, Parma 2009; "La città come paesaggio: il caso di Porto", artigo inserido em"Il Parco e la città. Il territorio storico dell'Appia nel futuro di Roma", Quodlibet srl, Macerata, 2013; "Porto 1901-2001", artigo inserido em "Architettura del Novecento vol. III. Opere, progetti, luoghi, Einaudi, Torino 2013; “ Transformação e Permanência na Habitação Portuense – as formas da casa na forma da cidade” (tese de doutoramento), FAUP publicações, Porto, 1999. Da atividade profissional refere-se: Projecto da Cooperativa de Massarelos, Porto, (Prémio INH 1996); Projecto de conservação e recuperação do Castelo de Santa Maria da Feira; Projecto de Recuperação da Igreja Matriz de Vimioso; Projecto de Reabilitação do Páteo de S. Miguel, Évora; Projecto da Praça da Cadeia da Relação e do Largo do Olival (Porto 2001); Projecto da Rua do Almada (Porto 2001); Projecto da Marginal de S. Paio Canidelo, V.N. Gaia (Programa Polis).

Imagens do curso que o Professor ministrou para o MP-CECRE e para o PPGAU em dezembro de 2016.