Falece a Professora do MP-CECRE, Briane Bicca

Foi com muita tristeza que recebemos hoje, pela manhã, a notícia do falecimento da amiga, arquiteta Briane Bicca.

Briane, professora do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE UFBA), contribuiu - com suas aulas de Intervenção em Espaços Públicos e Gestão do Patrimônio desde as primeiras edições do ainda Curso de Especialização em Conservação e Restauração - nos mais distintos aspectos em prol da preservação do patrimônio cultural brasileiro ao longo de toda a sua trajetória profissional, em particular para a formação de profissionais nessa área, com bases para a reflexão da preservação no Brasil.

Sua trajetória profissional, nesta área, teve início no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – e, posteriormente, desenvolveu um importante trabalho na UNESCO, seção Brasil. De retorno a Porto Alegre assumiu a coordenação do Programa Monumenta onde empreendeu significativo papel de gestora e articuladora do patrimônio cultural do Rio Grande do Sul, conseguindo desenvolver ações de restauração e gestão do patrimônio cultural no Estado. Recentemente, junto com seu esposo Paulo Bicca, nos presenteou com a publicação “Arquitetura na Formação do Brasil”, referência fundamental para a discussão da historiográfica da arquitetura no Brasil.

Ao tempo que desempenhou suas atividades profissionais com rigor não perdeu a doçura, o cuidado com os alunos, colegas e amigos e, principalmente, a generosidade em sempre disponibilizar o seu tempo e conhecimento para todos que a cercavam.

Hoje, é muito difícil expressar o que a família do MP-CECRE – ex-coordenadores, coordenadores, professores e ex-alunos - sentem com o seu falecimento. Por muitos anos Briane esteve junto a nós, como professora, e principalmente, como defensora auxiliando junto aos dirigentes do IPHAN e UNESCO na defesa da importância e manutenção do curso na Universidade Federal da Bahia.

Sua saída dessa vida foi inesperada, mas temos a certeza que Briane cumpriu, de maneira brilhante e compromissada as atividades que assumiu. A saudade será constante, as lembranças serão muitas e guardadas na memória para sempre.

Em nome de todos e especialmente Carlos Campos, Eugênio Lins, Luiz Antônio Cardoso, Mariely Santana, Eloisa Petti e Rodrigo Baeta, ex-coordenadores do CECRE e MP-CECRE nossa eterna homenagem.

Muito obrigada pelo seu carinho constante, o sorriso sincero e o abraço sempre afetuoso.

Juliana Cardoso Nery e Mariely Santana

Coordenação do MP-CECRE