Nivaldo Vieira de Andrade Junior

Possui graduação (2002), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto do Núcleo de Teoria, História, Projeto e Planejamento da Faculdade de Arquitetura da UFBA, do qual foi Coordenador (2015-16). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) da UFBA, onde tem ministrado as disciplinas Sítios Históricos Urbanos: Análise, gestão e intervenção, Projeto em Preexistências, Universalidade e Diversidade na Arquitetura do Movimento Moderno e Arquitetura e Urbanismo Contemporâneos na América Latina e orienta dissertações de mestrado (acadêmico e profissional) e teses de doutorado. Líder do Grupo de Pesquisa "Projeto, Cidade e Memória", certificado pelo CNPq, junto com a Profa. Dra. Naia Alban. Foi coordenador (2012-2014) e vice-coordenador (2009-2012) do Colegiado do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Noturno). Foi Presidente do Departamento da Bahia do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-BA), Secretário Executivo da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (FPAA) e Vice-Presidente Extraordinário Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). É membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN), do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural de Salvador (Fundação Gregório de Matos / Prefeitura Municipal de Salvador), do Conselho Deliberativo do Comitê Brasileiro do ICOMOS (Internacional Council on Monuments and Sites) e do Conselho Diretor do DOCOMOMO Brasil. Tem participado dos Comitês Científicos de importantes eventos das áreas de arquitetura, urbanismo e preservação do patrimônio no Brasil e no exterior (Itália, Paraguai, Reino Unido), bem como da Comissão Julgadora de concurso e bienais de arquitetura no Brasil e no exterior, com destaque para a Bienal Internacional da Arquitectura de Costa Rica e para a Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito. Foi Coordenador Geral do ArquiMemória 4 - Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado e Coordenador da Comissão Científica do 6º Seminário Projetar. Foi indicado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) como um dos três relatores do 27th World Congress of Architects da Union Internationale des Architectes (UIA), que acontecerá no Rio de Janeiro em 2020. Entre 2006 e 2009, coordenou nacionalmente, na condição de Técnico do IPHAN, o Inventário da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo Modernos. Dentre as premiações recebidas, destacam-se: primeiro lugar no Prêmio Caixa-IAB 2006 - Concurso Nacional de Idéias e Soluções para a Habitação Social no Brasil; 3º lugar no 1º Prêmio de Arquitetura Akzo Nobel para obras construídas de jovens arquitetos brasileiros; menções honrosas no Prêmio CAPES de Tese 2013 e no Prêmio ANPARQ de Tese 2014; e três menções honrosas no Prêmio Opera Prima - Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação. Projetos de sua autoria têm sido publicados em revistas e livros especializados e participado de exposições no Brasil e no exterior (Argentina, Chile, Equador, Itália e Reino Unido). Proferiu palestras e é autor de artigos publicados no Brasil e no exterior (Argentina, Áustria, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, México, Portugal e Reino Unido) sobre preservação do patrimônio edificado e sobre arquitetura e urbanismo modernos e contemporâneos, em especial intervenções em edifícios e sítios de valor cultural, teorias da conservação e da restauração e políticas públicas de preservação do patrimônio cultural.