Oficinas de Revestimentos Tradicionais - curso a ser ministrado pelo professor da UNICAMP, Marcos Tognon - 7 a 10 de fevereiro de 2017

O MP-CECRE anuncia a Oficina de Revestimentos do Patrimônio Edificado Brasileiro: Caracterização, Diagnóstico e Procedimentos de Intervenção, a ser ministrada pelo Professor da Universidade de Campinas, Marcos Tognon, entre os dias 07 e 10 de fevereiro de 2017.

O curso contará com aulas teóricas proferidas no Ateliê do MP-CECRE, visitas de campo ao centro histórico de Salvador e oficina de preparação e aplicaçãoi de argamassas tradicionais em muro levantado na Faculdade de Arquitetura da UFBA.

O Professor Marcos Tognon possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Ribeirão Preto (1988), mestrado em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Storia Della Critica D'arte pela Scuola Normale Superiore (Pisa, Itália 2002). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas, na área de História da Arte. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo e Restauro dos Bens Culturais Edificados, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arquitetura no Brasil, História da Conservação do Patrimônio Histórico-Artístico, Crítica de Arquitetura, História das Técnicas construtivas históricas e Inovação Tecnológica do Restauro Arquitetônico. É coordenador do I.P.R. (Inovação e Pesquisa para o Restauro) da Agência de Inovação da UNICAMP e foi conselheiro do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), mandatos 2002-2004 e 2006-2008, além de presidente do CONDEPACC de Campinas em 2001. Atua na assessoria técnica para projetos e obras pelo Programa Inova nos Municípios. Foi coordenador do Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da UNICAMP, na Estação Guanabara, Campinas, entre 2006-2008 e 2010-2012.

Confira aqui o material da oficina:

Programação da Oficina.

Protocolo 01