Oficinas Teórico e Práticas com Técnicas de Conservação e Restauro em Bens Edificados e Integrados

O projeto desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2018 tangenciou as questões referentes às ações em edificações Históricas, Políticas patrimoniais, tombamentos, registro, Salvaguarda, desafios e adaptações dos  patrimônios históricos artísticos culturais frente ao tempos modernos, oficinas em entalhos  de madeira e pedra sabão, oficinas em produção de adobe e traço de argamassa tradicional, oficinas em olarias, oficinas em produções de moldes e formas para produções de adornos decorativas presentes nas edificações , aulas de campos com visita técnicas em alguns patrimônios do território de Caetité.

Primeira etapa de 20 a 24 de julho de 2018.

Segundo o parceiro da Associação da Memória e do Patrimônio Cultural a primeira etapa foi concluída com grande êxito e aceitação, onde o resultado foi muito satisfatório, despertando a tomada do conhecimento frente às consciências em ações e políticas patrimoniais dos bens artísticos, históricos e culturais do território de Caetité. Com Participação do Professor e restaurador Edimilson de Brito Gomes, Professora Maria das Graças Guedes, Restaurador e entalhador Dinho Diniz e Edson Miranda técnico do departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN-Bahia.

Segunda etapa de 17 a 21 de setembro de 2018.

De acordo com Edimilson de Brito Gomes a segunda etapa teve soma de conhecimento, fortalecimento e alta confiança foram elementos marcantes para o engrandecimento do projeto. Novos profissionais aderiram ao projeto, enriquecendo ainda mais as ações em todas suas esferas e dimensões. Houve a participação extremamente positiva da professora Rosana MUÑOZ-UFBA (professora do MP-CECRE), Professor e restaurador Edimilson de Brito Gomes, Restaurador e entalhador Dinho e Diniz, Professora Ângela Camargo-UNEB CAMPUS VI e dos agentes culturais populares o Senhor Manuel da cachoeirinha e o Senhor Joaquim.

Terceira etapa de 19 a 24 novembros de 2018.

Edimilson de Brito Gomes relatou que a terceira estapa foi simplesmente maravilhosa, toda equipe extremamente familiarizada e firme na proposta do projeto, sendo momentos de grandes conhecimentos, cada etapa foi fortalecendo ainda mais o projeto e na terceira etapa chega a um momento triunfante, ímpar de fundamental importância e soma grandiosas em conhecimentos diversos no campo do patrimônio histórico artístico cultural do território. A etapa teve as participações: Professor e restaurador Edimilson de Brito Gomes, Agentes culturais populares Senhor Manuel da Cachoeirinha e o senhor Carlos da Cachoeirinha, as professora Rosana Muñoz e a servidora Arquiteta Silvia Pimenta d'Affonsêca, do MP-CECRE / UFBA. Felipe Musse de Oliveira Diretor do DIPRO-IPAC, e dos arquitetos (as) técnicos do IPAC; Beatriz Pinto Ulloa, Gabriela Santos de Azevedo e Augusto Carvalho Simões de Oliveira Motta (alunos egressos do  MP-CECRE / UFBA). Reuniões técnicas em políticas patrimônio histórico artístico cultural frente ao patrimônio material e imaterial do município com a participação do secretário de obra e infraestrutura Rodrigo Gondim e alguns técnicos de sua secretaria, Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo Jaquele Fragas, Secretária do Meio Ambiente Italva e do promotor regional Doutor Jailson Trindade, vistoria técnica e jurídicas aos casarões do Cezar zama  e do Professor Alfredo Silvão.

O projeto das oficinas contou com o apoio da Diocese e Paroquia senhora Santana de Caetité, da Igreja São Benedito para realização da primeira etapa do Projeto. Do MASB que cedeu seu espaço para realização da segunda etapa do projeto. Da UNEB CAMPUS-VI e da Câmara De Vereadores de Caetité que juntas receberam as ações de nossa terceira etapa em vossos espaços.

O projeto também contou com os apoiadores financeiros culturais:

·         Eólicas Caetité agradecimento pelo material de divulgação e material didático dos alunos.

·         Bahia Mineração-BAMIN, agradecimento pelo fornecimento do material para realizações das oficinas.

·         Câmara de Vereadores carro de passeio para visita às comunidades tradicionais primeira etapa e ajuda no lanche dos alunos.

·         UNEB_CAMPUS VI fornecidos material em xerox, carro de passeio para visita as comunidade tradicionais primeira etapa, empréstimos de lousa retroprojetor, participação do departamento de áudio visual na segunda etapa, fornecimento de certificados junto ao NUPE.

·         Prefeitura Municipal de Caetité através das: Secretaria de Cultura, Esporte , Lazer e Turismo  fornecendo os folderes e ajuda no lanche. Secretaria  do Desenvolvimento, DIFAN nas questões do Lanche  e  a Secretaria de Obra e Infraestrutura com grandes contribuições dos deslocamentos, hospedagens, alimentação dos professores, técnicos e oficineiros.