Mesa sobre os 60 anos da Carta de Veneza

Português, Brasil
A Superintendência do IPHAN na Bahia realizará a mesa 60 anos da Carta de Veneza: repercussão na América Latina e desafios contemporâneos, que acontecerá no próximo dia 26/06, às 14h, na Casa dos Sete Candeeiros, em Salvador/BA.
 
A publicação da Carta de Veneza, em 1964, promoveu mudanças significativas nas abordagens e percepções sobre o patrimônio edificado, especialmente a partir da ampliação da noção de monumento histórico, permanecendo até hoje como um documento basilar do campo da conservação e da restauração.
Diante dos novos desafios que atravessam as discussões sobre a preservação do patrimônio, entendemos o marco de 60 anos da publicação da Carta de Veneza como um momento propício para rememorar o contexto histórico de sua criação e a recepção em outros contextos culturais, de modo que possamos fazer uma releitura crítica deste percurso. Merecem destaque, ainda, as discussões que levaram à Conferência de Nara sobre autenticidade, que completa três décadas também neste ano.
 
Para tanto, o IPHAN-BA receberá os arquitetos Paulo Ormindo de Azevedo e Nivaldo Andrade para discutir a repercussão e os impactos do documento no Brasil e na América Latina, a partir de suas experiências pessoais e de pesquisas sobre o tema, lançando olhares sobre uma atualização crítica do seu conteúdo frente aos desafios atuais.