Nota de Repúdio - Leilão do Solar da Quinta do Tanque

English

A Faculdade de Arquitetura da UFBA (FAUFBA), o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA (PPG-AU) e o Mestrado em Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios Históricos (MP-CECRE) vêm a público manifestar sua surpresa com a notícia veiculada em “A Tarde” neste domingo, 07/11/21, que informa sobre leilão para alienação do Solar da Quinta do Tanque (https://hpip.org/pt/heritage/details/1177para o dia de amanhã, 08/11/21. Sede do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), guardião de um dos mais importantes acervos arquivísticos do Estado da Bahia, o imóvel tem importância ímpar para pesquisadores de todo o Brasil, sendo também referência como patrimônio histórico arquitetônico nacional, tombado desde 1949 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo o Decreto-lei nº 25 de 1937 um edifício tombado em nível federal pelo Iphan, e que pertence ao poder público, não pode ser privatizado, o que torna a operação ilegal. Recém restaurada, a Quinta do Tanque deve permanecer como bem público e não é alienável.

Neste sentido,  a FAUFBA, o MP-CECRE e o PPG-AU se unem a outras entidades da sociedade baiana e nacional, tais como o Instituto de Ciência da Informação da UFBA (ICI),  repudiando com veemência tal possiblidade e manifestando-se pela SUSPENSÃO IMEDIATA do referido leilão.

#SALVEOAPEB.

Prof. Sergio Ekerman