Curso "Temas de Restauración Arquitectónica", a ser ministrado pela Professora María Margarita Segarra Lagunes – 26, 27 e 28 de julho de 2017

O Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE UFBA) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - através do Centro Lúcio Costa e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (PEP) - têm o prazer de anunciar o Curso Temas de Restauración Arquitectónica, a ser ministrado pela Professora do Dipartimento di Architettura da Università degli Studi Roma Tre (Roma), María Margarita Segarra Lagunes

Rocca Pia, Tivoli, 2011. Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tivoli_Italy_Rocca_Pia_2011_8.jp...

Sinopse e Programação de Aulas

El curso aborda algunos temas ligados al debate contemporáneo sobre la restauración de monumentos. A través de una serie de proyectos, se ilustrarán los aspectos relativos a la relación antiguo-nuevo, a la complejidad de los edificios históricos estratificados, a la discusión sobre técnicas modernas y técnicas tradicionales, a la elección de usos compatibles, a los riesgos naturales y la relativa prevención de desastres. Dejando a un lado dogmatismos teóricos, los proyectos se basan en estudios históricos y análisis técnicos capaces de orientar y sustentar las soluciones, depositando en el proyecto arquitectónico – entendido en su más amplia acepción – la capacidad final de recuperar o conferir nuevos significados a los edificios del pasado.

  1. Nuevos usos para los edificios históricos: el proyecto de restauración del convento de San Francisco en Deruta y del Palacio Pietromarchi en Marsciano
  2. Tres concursos para conjuntos estratificados: el Templo-Catedral de Pozzuoli, el  Teatro romano de Spoleto, Porta Nuova en Marsala
  3. La restauración de la Rocca Pia y del Anfiteatro romano de Bleso en Tívoli
  4. La restauración de la arquitectura contemporánea: un estudio para la GIL de Montesacro de Gaetano Minnucci
  5. Riesgo natural y patrimonio: el caso del centro histórico de Roma
  6. Temas de restauración hoy, entre localismo y globalización: la interpretación y comprensión del patrimonio cultural

Inscrições

O curso, a ser ministrado na língua espanhola, é obrigatório para os alunos do MP-CECRE e estão abertas outras 15 vagas para alunos do Programa de Pòs-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU UFBA) - mediante inscrição através do endereço cecre@ufba.br

As aulas acontecerão nos seguintes turnos:

  • Dia 26 de junho de 2017: das 9:00 às 13:00 – Ateliê do MP-CECRE no CEAB
  • Dia 27 de julho de 2017: das 9:00 às 13:00 – Local a combinar
  • Dia 28 de junho de 2017: das 9:00 às 13:00 – Ateliê do MP-CECRE no CEAB

​No dia 27 de julho, no turno da tarde, das 14:00 às 18:00, também está prevista orientação de Trabalhos Finais de discentes do MP-CECRE na disciplina Ateliê de projeto III: Projeto de Intervenção em Edifícios, Conjuntos e Sítios Históricos. Esta atividade só está aberta para alunos do MP-CECRE.

As orientações acontecerão em sala separada do Ateliê do CEAB e não afetarão a orientação dos outros professores locados nas quintas-feiras.   

O curso está inserido dentro das Jornadas do Patrimônio - atividade idealizada pelo Centro Lúcio Costa - IPHAN. Prevê, além do curso intensivo de três dias em Salvador, uma jornada de um dia no Rio de Janeiro (dia 24 de junho de 2017) com palestra ministrada pela professora e apresentações de outros profissionais de casos que espelhem os problemas enfrentados no Brasil e que contribuam para a capacitação proposta.

Veja o detalhamento da atividade aqui:

https://cecre.ufba.br/confirmada-parceria-com-o-iphan-para-jornadas-do-p...

Professora Maria Margarita Segarra Lagunes (natural do México) – Roma, Itália

Nascida na Cidade do México, lá se formou em arquitetura em 1985. Logo se mudou para Roma onde vive até hoje.

Frequentou o l’Architectural Conservation Course ARC’85 e o Curso Conservation Préventive dans les Musées CPM’85, junto ao ICCROM (International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property)

Fez Doutorado em Storia dell’Architettura ed il Restauro e la Conservazione del Patrimonio Storico-Architettonico da Università di Roma Tre. Está envolvida em várias pesquisas e projetos científicos relacionados com a História da Arquitetura e Restauro do Património Histórico e Arquitetônico, documentadas por uma extensa produção editorial.

É professora de Restauração de Monumentos na Faculdade de Arquitetura da Universidade Roma Tre, onde ensina temas de restauração na Europa e em outros lugares, bem como o ateliê de restauração dentro do curso de Ciência Arquitetural.

Coordena o Master iIternazionale de Segundo Nível, Architettura | Storia | Progetto e, nesse, dirige o módulo Cultura del Progetto in Ambito Archeologico.

Com M. Manieri Elia, trabalhou em projetos de restauração significativos de edifícios históricos e sítios arqueológicos, incluindo: o Museo Civico di Nocera Umbra, o Museo Regionale della Ceramica Umbra em Deruta, o complexo do " Cento Camerelle " em Villa Adriana, o M useo del Laterizio e della Terracotta em Marsciano

Projetou e dirigiu a restauração da Rocca Pia e o Anfiteatro Romano Bleso em Tivoli. Com F. Cellini ganhou o primeiro prêmio no concurso de design para a renovação do Teatro romano di Spoleto (2005); também conquistou primeiro prêmio no projeto para Requalificação do Mausoléu de Augusto e Piazza Augusto Imperatore, em Roma (2006); outro concurso vencido foi o da requalificação da Porta Nuova, no centro histórico di Marsala (2009).

Em 2012 venceu, com Francesco Cellini, o concurso para a sistematização do Transfer Point Yenikapi, no sítio do antigo Porto di Teodosio em Istanbul.

Tem mais de cem publicações sobre a história e restauração de monumentos, incluindo o livro "Il Tevere e Roma. Storia di una simbiosi " (Roma, 2004).