Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CONSERVAÇÃO E RESTAURO
Independente da origem e locação das disciplinas, todas estão ligadas à única Área de Concentração do MP-CECRE, “Conservação e Restauro”. A área contempla, basicamente, os estudos históricos, teóricos, críticos, científicos e tecnológicos sobre a restauração, conservação e gestão dos bens patrimoniais edificados abrangendo, inclusive, o denominado patrimônio imaterial.
LINHAS DE PESQUISA E SUA RELAÇÃO COM AS DISCIPLINAS:
Dentro da área de “Conservação e Restauro” estão locadas duas Linhas de Pesquisa do mestrado profissional: “Tecnologia da Conservação e do Restauro, Levantamentos e Diagnóstico de Edifícios e Conjuntos Urbanos” e “Teoria do Restauro, Políticas de Preservação e Projeto de Intervenção em Preexistências Edificadas e Conjuntos Urbanos”, vigentes a partir de janeiro de 2021.
Pela importância capital que as linhas guardam como estruturadoras do perfil pedagógico do MP-CECRE – mas também como o campo basilar dos produtos de perfil teórico ou prático desenvolvidos pelos docentes, discentes e egressos do mestrado profissional, assim como o lugar no qual estão inseridos os trabalhos de pesquisa, extensão e de caráter profissionais elaborados no âmbito do curso –, seria importante promover uma rápida descrição das duas linhas enfatizando a sua inserção no contexto do mestrado profissional e listando as disciplinas e atividades didáticas vinculadas a cada uma:
TECNOLOGIA DA CONSERVAÇÃO E DO RESTAURO, LEVANTAMENTOS E DIAGNÓSTICO DE EDIFÍCIOS E CONJUNTOS URBANOS
A linha de pesquisa está dividida em dois eixos: 1) o estudo das linguagens e tecnologias para a representação e intervenção no espaço arquitetônico, urbanístico e geográfico, incluindo aspectos técnicos e
instrumentais e suas aplicações no planejamento, na projetação e no monitoramento; 2) o conhecimento acerca do comportamento e a degradação dos materiais, bem como as condições ambientais em que se encontram os monumentos e sítios históricos, fundamentais para entender a ciência e técnicas relacionadas à construção. Esta linha de pesquisa é de especial importância para o Mestrado Profissional por acolher disciplinas ligadas à documentação arquitetônica e de sítios urbanos e metodologias para elaboração de diagnóstico que possibilitam a identificação das patologias que afetam as edificações, com especial atenção aos Ateliês de Projeto I e II, que correspondem as etapas de Levantamento de Dados, Análise de Edifícios, Conjuntos e Núcleos Históricos e Diagnóstico e Conservação Preventiva. Estes conteúdos formam a espinha dorsal da estrutura curricular e da formação prática oferecida pelo MP-CECRE. A base para a estruturação da maioria das pesquisas desenvolvidas dentro da linha, assim como de parte das disciplinas oferecidas, e o desenvolvimento do Trabalho Final estão ancoradas no Laboratório de Estudos Avançados em Cidade, Arquitetura e Tecnologias Digitais (LCAD), no Laboratório NTPR (Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração) e no Lacam (Laboratório de Conforto Ambiental e Tecnologias Sustentáveis em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo), – que se configuram como importantes Grupos de Pesquisas do CNPQ. Os estudantes do mestrado profissional frequentam ativamente os laboratórios vinculados à Linha de Pesquisa para elaborar ensaios relacionados a problemas da conservação dos materiais de construção e as condições de conforto ambiental dos monumentos ou núcleos históricos escolhidos para o desenvolvimento do Trabalho Final. De igual importância são as pesquisas e projetos desenvolvidas pelos professores do curso na elaboração de diagnósticos precisos do estado de conservação-degradação e das perdas sofridas no tecido figurativo dos monumentos e núcleos históricos, item fundamental para a formação práticoprofissional
e para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à área da salvaguarda do patrimônio edificado e urbano de interesse cultural. Nessa direção, são desenvolvidas inúmeras investigações que afetam a discussão de
aspectos teórico-conceituais e dos usos prático-operacionais de tecnologias computacionais de última geração na documentação arquitetônica e de sítios urbanos – pesquisas que contribuem ativamente para a primeira fase da elaboração do Trabalho Final do mestrado profissional. Para além disso, todo Trabalho Final do MP-CECRE tem um compromisso com a resolução de problemas de degradação de materiais e estruturas vinculados ao tema (edifício ou área urbana) escolhido para o projeto de intervenção.
Disciplinas vinculadas à Linha de Pesquisa "Tecnologia da Conservação e do Restauro, Levantamentos e Diagnóstico de Edifícios e Conjuntos Urbanos":
- Ateliê de Projeto I: Levantamento de Dados e Análise de Edifícios, Conjuntos e Sítios Históricos – 120 horas – 8 créditos (obrigatória) – prática.
- Atelier de Projeto II: Diagnóstico Físico Ambiental e Conservação Preventiva de Edifícios, Conjuntos e Sítios Históricos – 120 horas – 8 créditos (obrigatória) – Prática.
- Conservação Preventiva - 30h - 2 créditos (optativa) - Teórica
- Tecnologia da Conservação e do Restauro I – 60 horas – 4 créditos (obrigatória) – teórica.
- Tecnologia da Conservação e do Restauro II – 30 horas – 2 créditos (optativa) –teórica.
TEORIA DO RESTAURO, POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO E PROJETO DE INTERVENÇÃO EM PREEXISTÊNCIAS EDIFICADAS E CONJUNTOS URBANOS
A Linha de Pesquisa em questão contempla as pesquisas e os estudos teóricos e críticos sobre a restauração, conservação e gestão dos bens patrimoniais edificados, as arquiteturas e conjuntos arquitetônicos e
suas representações, suas apropriações, seu capital simbólico e valores, nas suas correlações com as dinâmicas urbanas abrangendo inclusive o denominado patrimônio imaterial, ou seja, as festas, os ritos, as manifestações religiosas e civis de interesse cultural, relacionados à arquitetura e à cidade. Essa Linha também tem como foco o debate sobre a prática projetual nas intervenções sobre as preexistências edificadas e urbanas, bem como as diversas possibilidades de ação sobre o patrimônio arquitetônico para além da conservação e do restauro, inclusive as complexas relações entre a arquitetura contemporânea e as preexistências urbanas consolidadas de valor cultural. Para o mestrado profissional, a linha adquire especial importância por acolher, com suas diversas temáticas, o maior número de disciplinas obrigatórias e optativas ligadas à formação dos alunos. Para, além disso, uma das principais atividades curricular que os alunos precisam cumprir também se vincula à Linha de Pesquisa “Teoria do Restauro, Políticas de Preservação e Projeto de Intervenção em Preexistências Edificadas e Conjuntos Urbanos” – o "ATELIER DE PROJETO III: PROJETO DE INTERVENÇÃO EM EDIFÍCIOS, CONJUNTOS E SÍTIOS HISTÓRICOS”, atelier conclusivo dos três que formam a espinha dorsal da estrutura curricular e da formação oferecida pelo MPCECRE.
Pelo menos quatro Grupos de Pesquisa do CNPQ, coordenados e/ou compostos por professores permanentes do curso, acolhendo outros professores, alunos e pesquisadores possuem vínculo direto com a Linha
de Pesquisa, a saber: “Projeto, Cidade e Memória”; “Arquitetura Popular: Espaços e Saberes”; “Laboratório da Arquitetura e do Urbanismo do século XX” (LAB20 que abriga o DOCOMOMO BA.SE); e Barroco Ibero-americano Arquitetura e Cidade (BIA).
Disciplinas vinculadas à Linha de Pesquisa “Teoria do Restauro, Políticas de Preservação e Projeto de Intervenção em Preexistências Edificadas e Conjuntos Urbanos”:
- Atelier de Projeto III: Projeto de Intervenção em Edifícios, Conjuntos e Sítios Históricos – 120 horas– 8 créditos (obrigatória) – prática.
- Estágio Supervisionado – 60 horas– 4 créditos (obrigatória) – prática.
- Sítios Históricos Urbanos: Análise, Gestão e Intervenção – 60 horas– 4 créditos (obrigatória) – teórica.
- História e Teoria da Conservação e do Restauro – 60 horas – 4 créditos (obrigatória) – teórica.
- Política de Preservação do Acervo Cultural – 60 horas – 4 créditos (obrigatória) – teórica.
- Projeto em Preexistência – 60 horas – 4 créditos (optativa) – teórica.
- Seminários em Projeto de Arquitetura e Urbanismo no Campo do Restauro: análise e intervenção – 60 horas – 4 créditos (optativa) – teórica.
- Cidades e Sítios Antigos: Preexistência, Patrimônio e Projeto – 30 horas – 2 créditos (optativa) – teórica.
Na verdade, todas as disciplinas ofertadas pelo PPGAU e que não constam da lista apresentada – são pertinentes como atividades optativas do MP-CECRE.