Laboratórios

LABORATÓRIOS

O MP-CECRE conta com o apoio de diversos laboratórios do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU UFBA), da Faculdade de Arquitetura (FAUFBA), da Escola Politécnica (EP-UFBA) e do próprio Centro de Estudos de Arquitetura da Bahia (CEAB) – centro de pesquisa cujo prédio acolhe fisicamente o curso. Esta grande diversidade de laboratórios permite aos alunos uma maior aproximação com o exercício da arquitetura, principalmente, das experiências com teoria, prática, projeto, documentação e técnicas da restauração e da conservação.

Entre os laboratórios disponíveis destacam-se os seguintes:

 

LABORATÓRIOS LOCALIZADOS NO PRÉDIO DO CEAB:

CEAB – Centro de Estudos da Arquitetura na Bahia.

Sediado no segundo pavimento do prédio com o seu próprio nome, situado a cerca de cem metros da FAUFBA, este centro de estudos, criado em 1963, está associado à Área de Concentração em “Conservação e Restauro” e mais especificamente à Linha de Pesquisa da “Restauração, Conservação e Gestão dos Bens Patrimoniais” do MP-CECRE e do PPGAU UFBA. A infraestrutura física e os equipamentos do CEAB permitem que aí também esteja sediado o Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) – aliás, há mais de 35 anos, desde a implantação do curso de especialização na Bahia.

Além de salas destinadas ao desenvolvimento das aulas e à coordenação do curso, o CEAB abriga um importante arquivo documental, compreendendo uma mapoteca e uma fototeca com um valioso acervo de obras raras sobre a história da cidade de Salvador, assim como acerca de outros conteúdos relacionados às técnicas e sistemas construtivos tradicionais, como também à teoria e à história da preservação – com cerca de 500 plantas e 300 fotografias da cidade de Salvador e do Recôncavo Baiano.

No mesmo arquivo também se encontra armazenado todo o conjunto de trabalhos (projetos de intervenção visando a proteção de monumentos e sítios históricos) elaborados ao longo dos 35 anos de existência do CECRE e do MP-CECRE. São mais de 280 trabalhos de egressos das 12 edições do curso de especialização oferecidas na Bahia e das três edições concluídas do curso enquanto mestrado profissional.

Grande parte do seu acervo documental e fotográfico já foi digitalizado, o que permite um acesso mais facilitado aos pesquisadores interessados no campo da história e da preservação de sítios e monumentos culturais, sejam do PPGAU, do MP-CECRE, ou de outras instituições voltadas à pesquisa.

A sede do CEAB foi recentemente reformada, dando maiores condições de conforto e funcionalidade aos seus usuários.

São pesquisadores do CEAB os professores do MP-CECRE Eugênio de Ávila Lins, Luiz Antonio Fernandes Cardoso, Márcia Sant’Anna, Mariely Santana (vice coordenadora do curso desde fevereiro de 2016) e Rodrigo Espinha Baeta (coordenador do curso desde fevereiro de 2014).

DOCOMOMO-BA – International Working-Party for Documentation and Conservation of Buildings, Sites and Neighborhoods of Modern Moviment.

Como núcleo de documentação e conservação de edificações e conjuntos do Movimento Moderno, o DOCOMOMO é uma organização não governamental, com representação em mais de quarenta países. Foi fundado em 1988, na cidade de Eindhoven na Holanda. É uma instituição sem fins lucrativos e está sediada, atualmente, em Lisboa, sendo um organismo assessor do World Heritage Center da UNESCO.

Os objetivos do DOCOMOMO são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins. Também busca indicar instrumentos para conservar edificações e conjuntos urbanos do Movimento Moderno, assim como aprofundar a discussão sobre os critérios de classificação dessa arquitetura, os paradigmas de restauro e os seus agentes de produção.

A representação desta ONG no país, DOCOMOMO Brasil, foi criada em 1992 no PPGAU UFBA, onde funcionou por quase uma década, sendo que a sua atual gestão é formada por profissionais, professores e pesquisadores de diversas regiões do país e a coordenação geral é coordenada pela professora Marta Peixoto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem como suplente a professora Juliana Cardoso Nery da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É uma entidade nacional, com representações regionais organizadas em núcleos de abrangência estadual.

O núcleo DOCOMOMO-Bahia/Sergipe, berço do DOCOMOMO no país, dá continuidade à reflexão, apropriação e disseminação do repertório e práticas modernas em suas múltiplas formas, avaliando com maior precisão suas possibilidades de preservação. Para consolidar essas reflexões o núcleo mantém um sítio web onde, desde 1997, edita o Guia da Arquitetura Moderna em Salvador e disponibiliza os registros videográficos de suas principais atividades.

Atualmente sediado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), é coordenado pela Professora Carolina Maques Chaves Galvão, e está associado ao MP-CECRE e mais especificamente às Linhas de Pesquisas de “TEORIA DO RESTAURO, POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO E PROJETO DE INTERVENÇÃO EM PREEXISTÊNCIAS EDIFICADAS E CONJUNTOS URBANOS” e de “Restauração, Conservação e Gestão dos Bens Patrimoniais. Estão vinculados a este núcleo de pesquisa os professores permanentes do MP-CECRE Nivaldo Vieira de Andrade Junior, Juliana Cardoso Nery e Naia Alban Suarez.

Finalmente, o DOCOMOMO-BA.SE possibilita aos alunos do MP-CECRE a participação na discussão contemporânea sobre a preservação do patrimônio cultural do Movimento Moderno. De forma mais específica, vários discentes trazem como tema para o mestrado profissional edifícios ou áreas urbanas identificadas com os aportes do DOCOMOMO.

 

MULTGRAF – Laboratório de Multimeios na Expressão Gráfica.

Ligado à Linha de pesquisa “Linguagem, Informação e Representação do Espaço” – linha compartilhada pelo MP-CECRE e pelo PPGAU UFBA –, o objetivo principal do MULTGRAF é o de organizar os esforços docentes e discentes na pesquisa dos processos inerentes à expressão gráfica, tanto na área técnica quanto artística.

Criado em 1998, surgiu da necessidade de pesquisar e/ou desenvolver novos métodos de ensino para as disciplinas ligadas à expressão gráfica, seja em nível de graduação ou pós-graduação, atendendo às demandas dos diversos cursos que têm nos seus currículos tais disciplinas oferecidas – principalmente, pelo Departamento das Geometrias de Representação da FAUFBA.

Instalado no pavimento térreo do prédio do CEAB, numa área de aproximadamente 145 metros quadrados, conta com sala para pesquisadores e um laboratório com computadores, impressoras, scanners, mesa digitalizadora, sala de aula equipada com 15 computadores e projetor multimídia. Composto por professores e pesquisadores ligados à área de Representação Gráfica, as pesquisas do MULTGRAF vêm sendo apoiados pelo programa PIBIC.

Atualmente são desenvolvidos trabalhos sobre: “Adaptação das Formas Tradicionais de Representação”; “Internet”, “Redes e Projetos Multimídia”; “Modelagem Tridimensional”.

Participa do MULTGRAF a Professora Eloísa Petti Pinheiro, que foi do quadro permanente do MP-CECRE até junho de 2016.

O acesso dos alunos do MP-CECRE a este laboratório permite desenvolver novas formas para apresentação dos trabalhos e novas possibilidades de acesso a pesquisas por meio das ferramentas computacionais.

 

LABORATÓRIOS LOCALIZADOS NO PRÉDIO DA FAUFBA:

 

Laboratório de Estudos Avançados em Cidade, Arquitetura e Tecnologias Digitais (LCAD)
 
O Laboratório de Estudos Avançados em Cidade, Arquitetura e Tecnologias Digitais (LCAD), implantado em 1992 na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), é reconhecido pelo pioneirismo em pesquisa, ensino e extensão voltados à aplicação das tecnologias digitais nos campos da Arquitetura, Engenharia e Construção (AECO), do Urbanismo e da conservação e restauro.
 
Desde sua fundação pelos professores Arivaldo Leão de Amorim e Gilberto Corso Pereira, o LCAD tem se destacado pela integração entre inovação tecnológica, documentação do patrimônio arquitetônico e estudos urbanos, consolidando-se como referência no desenvolvimento de metodologias digitais
para a preservação do ambiente construído.
 
 
Ensino e Formação
 
Na área de ensino, o LCAD foi responsável pela implantação das disciplinas de Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo na FAUFBA em 1995 e, nas últimas décadas, tem introduzido conteúdos inéditos e inovadores no país, como Atelier Digital, BIM: Desenvolvimento, Integração e Coordenação de Projetos e Modelagem da Informação da Construção para Gestão.
 
No âmbito da pós-graduação, o laboratório foi responsável por iniciativas pioneiras, como a 1ª turma do Curso de Especialização em Geoprocessamento (1996) e o primeiro Curso de Especialização em Projeto Auxiliado por Computador no Brasil (1999). Desde então, vem contribuindo de forma expressiva para o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFBA) e para o Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE), ofertando disciplinas como Tecnologias Digitais na Documentação do Patrimônio Arquitetônico, Modelagem da Informação da Cidade, Modelagem da Informação da Construção e Cidades Inteligentes.
 
Essa atuação tem permitido que alunos e pesquisadores do MP-CECRE tenham acesso direto a ferramentas e metodologias de ponta, aplicadas a levantamentos gráficos e fotográficos de monumentos e sítios históricos, como fotogrametria digital, sensoriamento remoto, laser scanning 3D e modelagem
geométrica tridimensional.
 
 
Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão
 
O LCAD desenvolve uma ampla gama de projetos de pesquisa e desenvolvimento que articulam tecnologia e conservação. Entre os mais relevantes, destacam-se:
 
  • Programa de Documentação do Patrimônio Arquitetônico do Estado da Bahia (2005 – em andamento) – voltado à digitalização de preexistências históricas, desenvolvimento de metodologias de baixo custo e criação de acervos digitais.
  • DIGIFOTO – Fotogrametria Digital na Conservação e Restauro (2003 – 2007) – pioneiro no uso da fotogrametria digital para fins de conservação, apoiado pelo CNPq e pelo IPHAN/BA.
  • Patrimônio Arquitetônico, Documentação e Tecnologias Digitais (2009 – 2011) – em cooperação com o Institute of Photogrammetry and Remote Sensing da Universidade de Karlsruhe (Alemanha), com apoio da CAPES e do DAAD.
  • Cidades Digitais (2014 – 2018) – integração entre modelos de edificações e sítios urbanos por meio das tecnologias BIM, HBIM, 3D GIS, CityGML e CIM, com apoio do CNPq.
  • Estabelecendo Requisitos para a Modelagem da Informação da Cidade – City Information Modeling (2016 – 2020) – parceria com o Karlsruhe Institute of Technology (KIT), desenvolvendo padrões e sistemas para o planejamento urbano inteligente.
  • Uso Integrado de Tecnologias para Modelagem Geométrica de Edificações e Sítios Históricos (2020 – em andamento) – voltado à integração entre BIM e CityGML para documentação e gestão patrimonial.
  • Célula BIM/UFBA (2021 – em andamento) – consolida o ensino e a difusão do BIM na graduação e pós-graduação, como parte da Rede Nacional de Células BIM de Instituições de Ensino Superior.
Essas iniciativas reafirmam a vocação do LCAD em atuar de forma interdisciplinar, integrando ensino, pesquisa e extensão, e envolvendo professores, pesquisadores, doutorandos, mestrandos e bolsistas de iniciação científica, em estreita colaboração com comunidades locais e órgãos de preservação.
 
 
Cooperação e Redes de Pesquisa
 
O LCAD mantém uma rede de colaborações interinstitucionais, participando de parcerias com instituições nacionais e internacionais, entre as quais:
 
  • BIMe Initiative (Austrália)
  • Karlsruhe Institute of Technology (KIT – Alemanha)
  • Norwegian University of Science and Technology (NTNU – Noruega)
  • Università degli Studi di Roma – La Sapienza (Itália)
  • Università Politecnica delle Marche (Itália)
  • Rede BIM Brasil (CAPES) e Rede TIC Brasil (FINEP)
  • Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Observatório das Metrópoles
Essas parcerias têm resultado em missões de campo, intercâmbios acadêmicos e formação de pesquisadores em ambientes internacionais de excelência.
 
 
Disseminação e Capacitação
 
O LCAD também se destaca na difusão e capacitação tecnológica, promovendo eventos de grande relevância como o I Simpósio Nacional sobre Aplicações de Computação Gráfica em Arquitetura e Engenharia (1991) e o Encontro de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção (2011).
 
Oferece cursos de extensão e workshops, como o Curso de Introdução à Fotogrametria Arquitetônica Digital e o Workshop Aplicado à Arquitetura e Engenharia: Da Realidade Aumentada ao Metaverso, além de participar ativamente de congressos, como o SIGRADI e o Encontro Nacional sobre Ensino de BIM, reforçando sua posição no debate sobre a transformação digital da arquitetura e do patrimônio.
 
 
Estrutura e Gestão
 
O LCAD é liderado pelo professor Gilberto Corso Pereira, com coordenação de Fabiano Mikalauskas de Souza Nogueira e vice-coordenação de Natalie Johanna Groetelaars (biênio 2024–2026). O Conselho Executivo é composto por Ana Paula Carvalho Pereira, Andrea Verri Bastian, Érica de Sousa Checcucci, Fabiano Mikalauskas de Souza Nogueira, Gilberto Corso Pereira, Leonardo Prazeres Veloso de Souza, Lorena Claudia de Souza Moreira, Maria das Graças Borja Gondim dos Santos Pereira, Natalie Johanna Groetelaars, Maria Emilia Rodrigues Regina, Manuella Araújo de Souza e Rodrigo Schereen.
 
 
 
Com 33 anos de trajetória, o LCAD consolidou-se como um núcleo estratégico da FAUFBA para a pesquisa e inovação em tecnologias digitais aplicadas à conservação e restauro, contribuindo de forma decisiva para o avanço do conhecimento, a formação de profissionais qualificados e a preservação do patrimônio arquitetônico e urbano no Brasil.

 

LACAM - Laboratório de Conforto Ambiental.

Também sediado no subsolo da Faculdade de Arquitetura, o LACAM está vinculado à Área de Concentração em “Conservação e Restauro”, e mais especificamente à Linha de Pesquisa “Ciência e Tecnologia da Conservação e do Restauro” – área de concentração e linha de pesquisa compartilhadas entre o MP-CECRE e o PPGAU. Possui um corpo técnico composto por especialistas, mestres e doutores nas áreas de arquitetura, física e engenharia.

Desde sua criação, em 1986, o LACAM trabalha em projetos de pesquisa na simulação em iluminação natural e artificial e em desempenho térmico do ambiente construído. Sua equipe é formada por professores da Graduação, do MP-CECRE, e do PPGAU, notadamente em estudos vinculados às disciplinas “Áreas Verdes Urbanas” e “Ambiente Urbanos”, oferecidas pelo PPGAU, bem como à disciplina “Aspectos Físicos Ambientais”, que foi obrigatória para o MP-CECRE até o ano de 2015.

Desenvolve projetos de adequação ambiental para museus, destacando-se seu trabalho no estudo de adequação ambiental do Museu de Arte Sacra da UFBA.

A professora permanente, e vice coordenadora do MP-CECRE nos anos de 2014 e 2015, Griselda Pinheiro Kluppel, bem como a professora colaboradora Marcia Freire (docente do curso até finais de 2015), compõem, juntamente com outros professores, alunos de pós-graduação e graduação, os pesquisadores deste laboratório.

Desenvolvendo pesquisas sobre o ambiente, o clima urbano, a arquitetura e os materiais de construção, possibilita aos alunos do MP-CECRE a aproximação com investigações relacionadas com a conservação preventiva, conteúdo essencial para os maiores centros de preservação do patrimônio cultural.

 

LABORATÓRIO LOCALIZADO NO PRÉDIO DA EP-UFBA:

LABORATÓRIO NTPR – Núcleo de Tecnologia da Preservação e do Restauro

Liderado pelo professor permanente do MP-CECRE e do PPGAU/UFBA, Mário Mendonça de Oliveira, o Núcleo de Tecnologia da Preservação e do Restauro (NTPR) é um dos mais tradicionais laboratórios brasileiros dedicados à ciência e tecnologia da conservação e do restauro. Criado em 1983, o NTPR integra a Área de Concentração em Conservação e Restauro e a Linha de Pesquisa Ciência e Tecnologia da Conservação e do Restauro, desenvolvendo, há mais de quatro décadas, atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à preservação do patrimônio cultural edificado.

Seu trabalho abrange o estudo de materiais e sistemas construtivos, o comportamento estrutural de edificações e as condições ambientais que influenciam os processos de degradação e conservação, oferecendo suporte às disciplinas e às pesquisas vinculadas ao MP-CECRE, ao PPGAU e a outros programas de pós-graduação da UFBA. O laboratório colabora diretamente na realização de dissertações, teses e trabalhos finais, consolidando-se como espaço fundamental de experimentação e aprofundamento técnico-científico.

Dotado de infraestrutura completa, o NTPR conta com salas de microscopia e instrumentos de precisão, ambiente de preparo de corpos de prova, salas de pesquisadores e de consultas, além de equipamentos capazes de realizar análises físico-químicas e mecânicas em diversos materiais. Entre os ensaios desenvolvidos, destacam-se: determinação de traços de argamassas, calcimetria, absorção e permeabilidade, envelhecimento acelerado, perda ao fogo, identificação e quantificação de sais solúveis, medição de pH, análise estratigráfica, testes de abrasão, tração e compressão, aderência de revestimentos, medições ultrassônicas, avaliação de vibrações e radiação, bem como o controle microclimático de ambientes voltados à preservação de acervos. Tais recursos permitem o desenvolvimento de estudos sobre a durabilidade, a degradação e a recuperação de materiais construtivos, com ênfase na compatibilidade e na sustentabilidade das soluções de conservação.

Além do coordenador, integram o grupo de pesquisadores as professoras Rosana Muñoz e Larissa Corrêa Acatauassú Nunes Santos, juntamente com docentes e técnicos da Faculdade de Arquitetura e da Escola Politécnica da UFBA, além de colaboradores de instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. O laboratório também desempenha papel relevante na formação dos estudantes de mestrado e doutorado, oferecendo suporte a atividades práticas e experimentais nas disciplinas de tecnologia do restauro e no desenvolvimento de projetos de diagnóstico e conservação preventiva.

O NTPR promove cursos, palestras e eventos científicos voltados à difusão do conhecimento técnico e à atualização profissional, e participa ativamente da organização de congressos e seminários nacionais e internacionais, fortalecendo a integração entre academia e prática profissional. Sua atuação extrapola o âmbito universitário, por meio de consultorias, assessorias técnicas e colaborações na criação de grupos de pesquisa e programas de pós-graduação, como os implantados na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Consolida-se, assim, como um espaço essencial de integração entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação qualificada de profissionais e pesquisadores comprometidos com a preservação do patrimônio cultural. Sua atuação, articulada ao MP-CECRE e ao PPGAU/UFBA, reafirma o papel da Universidade Federal da Bahia na produção de conhecimento científico e tecnológico voltado à conservação e ao restauro, fortalecendo a tradição da Faculdade de Arquitetura da UFBA na liderança nacional nesse campo.

Fotos:

LABORATÓRIOS LOCALIZADO NO MÓDULO IANSÃ, O PRÉDIO QUE ACOLHE O PPGAU UFBA:

NAPPE – Núcleo de Apoio à Pesquisa e Produção Editorial.

Esse núcleo foi criado em 1996 para atuar no planejamento, organização e editoração da produção do PPGAU UFBA, tendo como proposta a produção de livros, anais, catálogos, folders, textos didáticos e a edição de seus periódicos.

Em 2002 o NAPPE foi reestruturado para atender a uma proposta editorial mais sistemática e de maior amplitude, incluindo, além da linha editorial existente, publicações em coedição com a EDUFBA e outras Editoras e o lançamento de um novo periódico (Cadernos do PPGAU UFBA), voltado sobretudo para a produção discente, docente e de convidados.

Em 2012, foi criada uma coordenação específica (NAPPE-Periódico) para cuidar da produção do Cadernos PPGAU, Revista RUA e Coleção PPGAU Livros, coordenada pelos professores Taís Portela, Rodrigo Baeta (coordenador do MP-CECRE) e Ana Carolina Bierrenbach. Também foi criada uma coordenação específica para a produção de conteúdos multimídia (NAPPE-Multimídias), objetivando impulsionar a utilização de tecnologias da informação e comunicação no desenvolvimento de conteúdos, conhecimento, acessibilidade e visibilidade dos produtos gerados pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão do Programa.

O NAPPE tem dado prosseguimento à modernização do sítio web do PPGAU e do MP-CECRE e iniciou a produção de recursos didáticos também para o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, para o ensino médio de escolas públicas e para cursos à distância, tendo como repertório de conteúdos as atividades de ensino, pesquisa e extensão do PPGAU UFBA.

Além das atividades de produção de conteúdos, o NAPPE oferece suporte ao compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os projetos e grupos de pesquisa participantes facilitando: armazenamento e compartilhamento de dados digitais produzidos pelos diversos grupos de pesquisa, com a implantação de servidores de arquivo e impressão; utilização de novas tecnologias da informação e comunicação no apoio à produção de recursos gráficos e videográficos para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa; registro, edição e produção de séries didáticas e disseminação de conteúdos das pesquisas por meio de mídias digitais e Internet; registro, documentação e edição das atividades acadêmicas dos grupos (aulas, seminários, conferências, pesquisas de campo); criação de uma videoteca e de uma biblioteca especializada para a maior acessibilidade e visibilidade da produção acadêmica e científica do PPGAU. 

Português, Brasil