Fontes de Financiamento

FONTES DE FINANCIAMENTO

 

FAPESB – EDITAL DE APOIO A MESTRADOS PROFISISONAIS

No que se refere à conquista de recursos, fomos selecionados, em 2015, pelo Edital 025 / 2014 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), “Apoio a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrados Profissionais”, um edital inovador criado pela FAPESB. O “Termo de Outorga”, relativo ao repasse de R$ 74.930,00 (o teto era R$ 75.000,00) foi assinado em julho de 2016. Já foi feito a transferência de recursos da primeira parcela, o que permitiu a acolhida de quatro professores visitantes brasileiros no último ano do quadriênio. A segunda parcela, bem mais substanciosa, será depositada em 2017, e está direcionado a apoiar a vinda de mais professores visitantes – mas, especialmente, a viagem de estudos de uma semana ao Rio de Janeiro no ano de 2017.

 

FAPESB – BOLSAS DE ESTUDO

No que se refere às bolsas de estudo, cabe registrar que a edição de 2014 contou com uma cota de doze bolsas para os treze alunos que o frequentaram. Na verdade, conseguimos incialmente da FAPESB nove bolsas – oito para alunos brasileiros e uma bolsa para uma aluna estrangeira – e mais três bolsas para estrangeiros oferecidas pelo IPHAN. Como as bolsas do IPHAN só contaram com 12 meses de duração, os alunos estrangeiros foram contemplados com mais três bolsas da FAPESB para a finalização do curso – após o encerramento do auxílio do IPHAN. O único aluno que não possuiu auxílio não o teve porque tinha vínculo empregatício e licença remunerada.

Este é outro salto importante que se configurou para a terceira edição do curso: até então, não havia muitas perspectivas de bolsas – lembrando que nem a CAPES nem o CNPQ oferecem este tipo de auxílio a mestrados profissionais: na primeira edição do curso não contamos com nenhuma bolsa, e na segunda, conseguimos quatro bolsas da FAPESB para seis alunos concluintes.

Para o ano de 2016 (a quarta turma, que ingressou em julho), o número de bolsas caiu consideravelmente por conta da crise institucional do Brasil e do Estado da Bahia. Mesmo assim, já conseguimos 8 bolsas da FAPESB, com a expectativa de mais 3 ou 4 até meados de 2017.

 

FONTES DE FINANCIAMENTO  VINCULADAS A PROJETOS DE PESQUISA E OUTROS FOMENTOS

Para o ano de 2013

Para o ano de 2014

Para o ano de 2015

Para o ano de 2016

Português, Brasil