Grupos de Pesquisa

GRUPOS DE PESQUISA CERTIFICADOS PELO CNPQ

Segue, abaixo, a lista com breve resumo sobre os Grupos de Pesquisa Certificados pelo CNPQ, vinculados ao MP-CECRE:

 

Laboratório de Estudos Avançados em Cidade, Arquitetura e Tecnologias Digitais (LCAD)
 
O Laboratório de Estudos Avançados em Cidade, Arquitetura e Tecnologias Digitais (LCAD), implantado em 1992 na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), é reconhecido pelo pioneirismo em pesquisa, ensino e extensão voltados à aplicação das tecnologias digitais nos campos da Arquitetura, Engenharia e Construção (AECO), do Urbanismo e da Documentação do Patrimônio Histórico.
 
 
 
Pesquisas desenvolvidas pelo grupo
 
As atividades do grupo estão estruturadas em três eixos principais:
 
• Cidade e Tecnologias Digitais
Estudos sobre urbanização, revolução tecnológica, mudanças climáticas e o futuro das cidades. O eixo investiga temas como geoprocessamento, modelagem da informação da cidade (CIM), big data, internet das coisas e sustentabilidade urbana, aplicados ao planejamento e à gestão de áreas
urbanas complexas
.
• Arquitetura e Tecnologias Digitais
Explora o projeto colaborativo e integrado, o design paramétrico, a simulação e representação arquitetônica, a eficiência energética e o gerenciamento da manutenção de edificações, contribuindo para uma prática de projeto mais consciente, criativa e sustentável.
 
• Tecnologias Digitais Aplicadas
Reúne ferramentas e metodologias de ponta como BIM, HBIM, CIM, CAD, GIS, modelagem paramétrica, modelagem digital, fotogrametria digital, fabricação digital, inteligência artificial e realidades mistas, voltadas à documentação, reconstrução digital e curadoria digital de bens arquitetônicos e urbanos.
 
 
Pesquisadores
 
O LCAD é liderado pelo professor Gilberto Corso Pereira, com coordenação de Fabiano Mikalauskas de Souza Nogueira e vice-coordenação de Natalie Johanna Groetelaars (biênio 2024–2026).
 
Ana Paula Carvalho Pereira (FAUFBA)
Projeto Célula BIM na UFBA / IA aplicada ao Projeto Arquitetônico
 
Andrea Verri Bastian (FAUFBA)
Uso de tecnologias digitais em arquitetura/ BIM em projetos complementares/ Eficiência energética com foco em energias renováveis
 
Érica de Sousa Checcucci (FAUFBA/ PPGAU)
Projeto Célula BIM na UFBA / Plataforma Smart Infra
 
Fabiano Mikalauskas de Souza Nogueira (FAUFBA/ MP-CECRE)
Documentação Arquitetônica e de Sítios Históricos / Curadoria Digital: acervos do patrimônio histórico / Projeto Célula BIM
 
Gilberto Corso Pereira (FAUFBA/ PPGAU)
Observatório das Metrópoles
 
Lorena Claudia de Souza Moreira (FAUFBA/ PPGAU)
IA aplicada ao Projeto Arquitetônico / Realidades Mistas (RA / RV)
 
Maria das Graças Borja Gondim dos Santos Pereira (FAUFBA)
Observatório das Metrópoles
 
Natalie Johanna Groetelaars (FAUFBA/ PPGAU)
Documentação Arquitetônica e de Sítios Históricos / Projeto Célula BIM
 
Maria Emilia Rodrigues Regina (EBA-UFBA)
Pesquisa e desenvolvimento de Metamodelo conceitual de arquitetura efêmera itinerante: Fabricação Digital, Interlocução e conectividade em cocriação com a sociedade civil
 
Manuella Araújo de Souza (FAUFBA)
Projeto Célula BIM na UFBA / IA aplicada ao Projeto Arquitetônico
 
Rodrigo Schereen (FAUFBA/ PPGAU)
Tecnologias computacionais e desdobramentos sociotécnicos: cronologia e processos na emergência da Inteligência Artificial
 
PALAVRAS CHAVE PESQUISAS EM CONSERVAÇÃO E RESTAURO:
Documentação arquitetônica . Fotogrametria Digital . Varredura a Laser . HBIM . HIS . Reconstrução Digital . Curadoria Digital . Disseminação do Patrimônio . Ambientes Virtuais Interativos . Acervos Digitais do Patrimônio .
 
Com mais de três décadas de atuação, o LCAD reafirma seu compromisso com a formação de profissionais e pesquisadores capazes de pensar a cidade e a arquitetura na era digital, promovendo a integração entre inovação

 

LAB20 – LABORATÓRIO DA ARQUITETURA E DO URBANISMO DO SÉCULO XX
 
O GP "Laboratório da Arquitetura e do Urbanismo do século XX - Lab20" atua nos campos da história, historiografia, teoria, documentação e intervenção na arquitetura do século XX. Entre as pesquisas que vem sendo desenvolvidas podemos citar: Inventário do patrimônio arquitetônico e urbano da modernização soteropolitana; As origens do DOCOMOMO Brasil e o PPGAU/UFBA; Guia da Arquitetura Moderna na cidade de Salvador; Banco de Dados de Modelos Tridimensionais da Arquitetura Moderna; Arquitetas e urbanistas [des]conhecidas: por uma ampliação da história da arquitetura e do urbanismo modernos na América do Sul, 1929-1960; Constituição dos campi e suas arquiteturas: o território da UFBA; Inventário e análise crítica da arquitetura e do urbanismo da UFBA e; Diógenes Rebouças: Cidade, arquitetura e patrimônio. Os pesquisadores do GP vinculam-se ao Docomomo_BR e ao Docomomo_BA, e organizaram o II Seminário Docomomo Norte/Nordeste em 2008 e organizarão o 13º Seminário Nacional do DOCOMOMO (2019).
 
Professores membros do Grupo de Pesquisa “LAB20”:
 
Ana Carolina de Souza Bierrenbach
José Carlos Huapaya Espinoza – Líder  
Juliana Cardoso Nery                 
Naia Alban Suarez  Doutorado 
Nivaldo Vieira de Andrade Junior         
      
Linha de Pesquisa Associada ao Grupo:
 
TEORIA DO RESTAURO, POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO E PROJETO DE INTERVENÇÃO EM PREEXISTÊNCIAS EDIFICADAS E CONJUNTOS URBANOS
 
Link do CNPQ:                                                        
 
 
Página
 

 

GRUPO DE PESQUISA NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA PRESERVAÇÃO E DO RESTAURO (NTPR)

 

O Grupo de Pesquisa Núcleo de Tecnologia da Preservação e do Restauro (NTPR) é uma das principais referências nacionais e latino-americanas em estudos científicos sobre conservação e restauração de monumentos históricos e bens arquitetônicos. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPGAU/UFBA) e ao Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE/UFBA), o grupo reúne docentes e pesquisadores dedicados à investigação de materiais, técnicas e processos de degradação e conservação do patrimônio construído.

Desde sua criação, o NTPR vem desenvolvendo pesquisas voltadas à durabilidade e à conservação de materiais empregados na arquitetura, abrangendo desde argamassas e concretos históricos até sistemas construtivos contemporâneos. Com essa ampla abordagem temática, o grupo realiza estudos aplicados, consultorias e análises de materiais provenientes de diversas regiões do país — especialmente de estados com acervo arquitetônico e histórico relevante — e, também, de outros países da América do Sul.

Ao longo de sua trajetória, o grupo já orientou e apoiou diversas dissertações e teses relacionadas à Tecnologia da Conservação e do Restauro, bem como a temas de compatibilidade e desempenho de materiais em edificações antigas e modernas. As pesquisas e seus resultados são amplamente divulgados em congressos nacionais e internacionais, além de livros, artigos e relatórios técnicos produzidos pelos membros do grupo.

O NTPR atua em estreita colaboração com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no âmbito de convênios e projetos conjuntos com a UFBA, prestando assessoria técnica e científica em nível nacional. Pela natureza interdisciplinar da conservação e do restauro, o grupo mantém parcerias permanentes com laboratórios e centros de pesquisa da Escola Politécnica e dos Institutos de Geociências, Química, Física e Biologia da UFBA, bem como de outras instituições nacionais.

A dimensão internacional do NTPR é igualmente consolidada. O grupo mantém colaborações científicas com instituições estrangeiras de excelência, como o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Portugal; o Rathgen Institut, em Berlim; o Centro Gino Bozza, do Politécnico de Milão; o Laboratório da Superintendência das Antiguidades de Veneza; e o Laboratório de Geologia Aplicada da Faculdade de Arquitetura de Veneza, além de parcerias com outros laboratórios vinculados ao CNR (Consiglio Nazionale delle Ricerche), da Itália.

Essas conexões fortalecem a inserção internacional do grupo e ampliam sua contribuição para o avanço do conhecimento científico no campo da conservação e do restauro.

 

Professores do MP-CECRE, membros do NTPR:

Mário Mendonça de Oliveira – Líder

Rosana Muñoz

Larissa Corrêa Acatauassú Nunes Santos

Sílvia Pimenta d’Affonseca

 

Linha de Pesquisa Associada ao Grupo:

Ciência e Tecnologia da Conservação e do Restauro

 

Link no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq:

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4186063569955461

 

Página do NTPR:

http://www.ntpr.ufba.br/

 

PROJETO, CIDADE E MEMÓRIA

O Grupo de Pesquisa "Projeto, ensino e memória" atua nas seguintes áreas: projeto de arquitetura e urbanismo; ensino de arquitetura e urbanismo; história da arquitetura e do urbanismo; e preservação do patrimônio edificado. Seus membros são autores de dezenas de artigos publicados em livros, periódicos e anais de eventos acadêmicos editados no Brasil e no exterior nos últimos anos nestas áreas. Dentre as disciplinas oferecidas pelos líderes do Grupo no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA: ARQ512 - Centros Históricos; ARQA95 - Projeto em Preexistência; ARQB03 - Arquitetura e Urbanismo Contemporâneos na América Latina. Dentre as pesquisas em desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa, estão: "Diógenes Rebouças: Arquitetura, cidade e patrimônio"; "Inventário e análise crítica da arquitetura e do urbanismo da UFBA (1ª etapa)"; "Projeto contemporâneo e patrimônio edificado". Dentre os eventos coordenados pelos líderes do Grupo, destacam-se: 6º Projetar e ArquiMemória 4.

Professores do MP-CECRE, membros do Grupo de Pesquisa “Projeto, Cidade e Memória”:

  • Anna Beatriz Ayroza Galvao      
  • Griselda Pinheiro Klüppel           
  • Juliana Cardoso Nery                 
  • Mariely Cabral de Santana                   
  • Mauricio de Almeida Chagas                
  • Naia Alban Suarez  Doutorado – Líder  
  • Nivaldo Vieira de Andrade Junior – Líder        
  • Rodrigo Espinha Baeta    
  • Susana Acosta Olmos     

Linha de Pesquisa Associada ao Grupo:

Restauração, Conservação e Gestão dos Bens Patrimoniais

Link do CNPQ:                                                        

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4319002333403049

 

 ARQUITETURA POPULAR: ESPAÇOS E SABERES

Os professores e arquitetos do GP ARQ POP são autores de livros e artigos publicados em livros, periódicos e anais de eventos acadêmicos editados no Brasil e no exterior nos últimos anos. Os Professores Marcia Sant'Anna, Daniel Juracy Melado Paz e Luiz Antônio Cardoso ofereceram, no primeiro semestre de 2015, com base nas pesquisas realizadas, a disciplina Arquitetura Popular (ARQ 141 Tópicos de Arquitetura e Urbanismo) no curso de graduação da Faculdade de Arquitetura da UFBA. Esta iniciativa vem ao encontro do objetivo do grupo de introduzir de modo sistemático o tema da arquitetura e do assentamento popular na formação de arquitetos e urbanistas. Os membros do grupo mantêm ainda o site www.arqpop.arq.ufba.br onde se encontra o Guia de Fontes sobre Arquitetura Popular, base dados aberta à colaboração de pesquisadores do tema e que já reúne cerca de 150 obras de referência sobre o tema.

Professores do MP-CECRE, membros do GP ARQPOP:

  • Eugênio de Ávila Lins       
  • Luiz Antonio Fernandes Cardoso
  • Mariely Cabral de Santana         
  • Márcia Genésia de Sant Anna – Líder  
  • Silvia Pimenta d'Affonseca         

Linha de Pesquisa Associada ao Grupo:

Restauração, Conservação e Gestão dos Bens Patrimoniais

Link do CNPQ:                                                        

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7749887299221061

Página:

http://www.arqpop.arq.ufba.br/

 

Português, Brasil