Grupos de Pesquisa
GRUPOS DE PESQUISA CERTIFICADOS PELO CNPQ
Segue, abaixo, a lista com breve resumo sobre os Grupos de Pesquisa Certificados pelo CNPQ, vinculados ao MP-CECRE:
LCAD – LABORATÓRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM CIDADE, ARQUITETURA E TECNOLOGIAS DIGITAIS
O LCAD foi implantado em 1992 na Faculdade de Arquitetura da UFBA e atua na pesquisa, extensão e pós-graduação. Em 1991 organiza o primeiro Simpósio Nacional sobre aplicações de Computação Gráfica em Arquitetura, Engenharia e áreas afins. Em 1996 oferece a 1ª turma do Curso de Especialização em Geoprocessamento. Em 1999 o Curso de Especialização em Projeto Auxiliado por Computador e estabelece a linha de pesquisa em Linguagem, Informação e Representação do Espaço na pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Nos anos recentes projetos interdisciplinares e interinstitucionais como: REBATE - Rede Baiana de Tecnologias de Informação Espacial; participação no INCT - Observatório das Metrópoles; participação na Rede BIM - Brasil; ou o projeto Patrimônio Arquitetônico, Documentação e Tecnologias Digitais, consolidaram o LCAD como um centro de estudos e pesquisas multidisciplinar em tecnologias de informação espacial nas áreas de análise, planejamento e projeto de Arquitetura e Urbanismo.
Professores do MP-CECRE, membros do LCAD:
- Arivaldo Leão de Amorim Doutorado – Líder (professor até junho de 2016)
- Natalie Johanna Groetelaars
Linha de Pesquisa Associada ao Grupo:
Linguagem, Informação e Representação do Espaço
Link do CNPQ:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4976017857802475
NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA PRESERVAÇÃO E DA RESTAURAÇÃO
O NTPR é o único laboratório brasileiro, e possivelmente sul-americano, dedicado a estudos científicos da Conservação e Restauração de Monumentos Históricos. Além disso, vem trabalhando sobre temas de durabilidade e conservação de quaisquer materiais utilizados na Arquitetura. Nesta qualidade temos prestado consultoria e feito análises de materiais antigos para grande parte dos estados brasileiros, especialmente os que têm patrimônio cultural de importância, assim como alguns países sul-americanos. Este laboratório apoia toda a pesquisa científica do PPG (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFBA) e nele já foram desenvolvidas cerca de quinze dissertações sobre Tecnologia da Conservação e outros argumentos relativos a materiais e estruturas dos antigos e modernos edifícios. Os inúmeros trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais estão relacionados nos currículos dos pesquisadores, bem assim os livros e trabalhos publicados. Sendo o NTPR um laboratório que funciona dentro de um intercâmbio de colaboração técnica entre o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a UFBA presta serviços a nível nacional. Por necessidades operacionais e dentro da interdisciplinaridade que caracteriza os trabalhos da Conservação e da Restauração mantemos vínculos constantes em projetos e pesquisas com outros laboratórios da Escola Politécnica, bem assim com os institutos de Geociências, de Química, de Física e o de Biologia. As nossas relações internacionais são bastante amplas e através delas já executamos alguns projetos conjuntos. Como exemplo devemos citar o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Portugal, o Rathgen Institut de Berlim, Centro Gino Bozza do Politécnico de Milão (Itália), o Laboratório da Superintendência das Antiguidades de Veneza e o Laboratório de Geologia Aplicada da Faculdade de Arquitetura da mesma cidade. Além disso, trabalhamos também com outros laboratórios apoiados pelo CNR italiano.
Professores do MP-CECRE, membros do NTPR:
- Larissa Corrêa Acatauassú Nunes Santos
- Mário Mendonça de Oliveira – Líder
- Rosana Muñoz
- Silvia Pimenta d'Affonseca
Linha de Pesquisa Associada ao Grupo:
Ciência e Tecnologia da Conservação e do Restauro
Link do CNPQ:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4186063569955461
Página:
PROJETO, CIDADE E MEMÓRIA
O Grupo de Pesquisa "Projeto, ensino e memória" atua nas seguintes áreas: projeto de arquitetura e urbanismo; ensino de arquitetura e urbanismo; história da arquitetura e do urbanismo; e preservação do patrimônio edificado. Seus membros são autores de dezenas de artigos publicados em livros, periódicos e anais de eventos acadêmicos editados no Brasil e no exterior nos últimos anos nestas áreas. Dentre as disciplinas oferecidas pelos líderes do Grupo no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA: ARQ512 - Centros Históricos; ARQA95 - Projeto em Preexistência; ARQB03 - Arquitetura e Urbanismo Contemporâneos na América Latina. Dentre as pesquisas em desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa, estão: "Diógenes Rebouças: Arquitetura, cidade e patrimônio"; "Inventário e análise crítica da arquitetura e do urbanismo da UFBA (1ª etapa)"; "Projeto contemporâneo e patrimônio edificado". Dentre os eventos coordenados pelos líderes do Grupo, destacam-se: 6º Projetar e ArquiMemória 4.
Professores do MP-CECRE, membros do Grupo de Pesquisa “Projeto, Cidade e Memória”:
- Anna Beatriz Ayroza Galvao
- Griselda Pinheiro Klüppel
- Juliana Cardoso Nery
- Mariely Cabral de Santana
- Mauricio de Almeida Chagas
- Naia Alban Suarez Doutorado – Líder
- Nivaldo Vieira de Andrade Junior – Líder
- Rodrigo Espinha Baeta
- Susana Acosta Olmos
Linha de Pesquisa Associada ao Grupo:
Restauração, Conservação e Gestão dos Bens Patrimoniais
Link do CNPQ:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4319002333403049
ARQUITETURA POPULAR: ESPAÇOS E SABERES
Os professores e arquitetos do GP ARQ POP são autores de livros e artigos publicados em livros, periódicos e anais de eventos acadêmicos editados no Brasil e no exterior nos últimos anos. Os Professores Marcia Sant'Anna, Daniel Juracy Melado Paz e Luiz Antônio Cardoso ofereceram, no primeiro semestre de 2015, com base nas pesquisas realizadas, a disciplina Arquitetura Popular (ARQ 141 Tópicos de Arquitetura e Urbanismo) no curso de graduação da Faculdade de Arquitetura da UFBA. Esta iniciativa vem ao encontro do objetivo do grupo de introduzir de modo sistemático o tema da arquitetura e do assentamento popular na formação de arquitetos e urbanistas. Os membros do grupo mantêm ainda o site www.arqpop.arq.ufba.br onde se encontra o Guia de Fontes sobre Arquitetura Popular, base dados aberta à colaboração de pesquisadores do tema e que já reúne cerca de 150 obras de referência sobre o tema.
Professores do MP-CECRE, membros do GP ARQPOP:
- Eugênio de Ávila Lins
- Luiz Antonio Fernandes Cardoso
- Mariely Cabral de Santana
- Márcia Genésia de Sant Anna – Líder
- Silvia Pimenta d'Affonseca
Linha de Pesquisa Associada ao Grupo:
Restauração, Conservação e Gestão dos Bens Patrimoniais
Link do CNPQ:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7749887299221061
Página:
http://www.arqpop.arq.ufba.br/
CHRONOS – ARQUITETURAS EM PATRIMÔNIO
Para além das produções de seus membros individualmente o Grupo mantem um blog onde são veiculadas algumas produções, preocupações e discussões relativas aos interesses do grupo e que contou até o dia 25/02/2014 com 31.878 visitas.
Professores do MP-CECRE, membros do CHRONOS:
- Márcio Correia Campos
- Odete Dourado Silva – Líder (professora até dezembro de 2015)
Linha de Pesquisa Associada ao Grupo:
Restauração, Conservação e Gestão dos Bens Patrimoniais
Link do CNPQ:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3456561788407512
HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO
A criação do GP HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO remonta a 1989. Ele tem por objetivo o estudo dos processos de estruturação e transformação das cidades, assim como de suas concepções, representações e interpretações. Está na origem da criação do NÚCLEO DE HISTÓRIA URBANA, ligado ao PPGAU da UFBA (nota 5 pela CAPES) e articula atividades de pesquisa, ensino de PG e de GR e extensão. Foi responsável pela criação dos SEMINÁRIOS DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO, tendo organizado sua primeira edição (1990); a segunda (1993); e a sétima (2002). Em 2006 realizou o I Seminário Arte e Cidade e, em 2008, sua segunda edição. Dentre a vasta produção bibliográfica dos integrantes deste grupo, destacam-se os livros "Forma Urbana; Cidade Ideal e Cidade Real", Heliodório Sampaio (1999); "Europa, França e Bahia: Difusão e Adaptação de Modelos Urbanos", de Eloisa Petti Pinheiro (2002); "A Cidade como História: Os Arquitetos e a Historiografia da Cidade e do Urbanismo", orgs. Eloisa Petti Pinheiro e Marco Aurélio A. de Filgueiras Gomes (2005); a coordenação editorial da 2a. ed. de "Urbanismo no Brasil 1895-1965", org. Cristina Leme (2005); "Urbanismo Modernista, Brasil, 1930-1960", Número Especial dos Cadernos do PPGAU, org. de Marco Aurélio A. de Filgueiras Gomes (2005); "Arte e Cidades", org. Selma Passos, Eloisa Petti Pinheiro e Elyane Lins (2008), "Urbanismo na América do Sul: Circulação de Idéias e Constituição do Campo, 1920-1960", org. Marco Aurélio A. de Filgueiras Gomes (2009; 2012); "O Barroco, a Arquitetura e a Cidade nos Séculos XVII e XVIII", de Rodrigo E. Baeta (2010); "Reconceituações Contemporâneas do Patrimônio", org. de Marco Aurélio A. de Filgueiras Gomes e Elyane Corrêa Lins (2011); "Teorias do Barroco", de Rodrigo E. Baeta (2012); e Diálogos Lima-Salvador, BA, org. de Marco Aurélio A. de Filgueiras Gomes (2013).
Professores do MP-CECRE, membros do Grupo de Pesquisa História da Cidade e do Urbanismo:
- Eloisa Petti Pinheiro (professora até dezembro de 2015) – antigo Líder
- Juliana Cardoso Nery
- Luiz Antonio Fernandes Cardoso – atual Líder
- Marco Aurélio Andrade de Filgueiras Gomes (professor até dezembro de 2015) – antigo Líder
- Márcia Genésia de Sant Anna
- Nivaldo Vieira de Andrade Junior Doutorado
- Rodrigo Espinha Baeta
Linha de Pesquisa Associada ao Grupo:
História da Cidade e do Urbanismo
Link do CNPQ:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3739839811348669