Congresso Virtual da UFBA 2020 - Mesa: NORMAS DE PRESERVAÇÃO E CRITÉRIOS PARA INTERVENÇÕES NO CENTRO ANTIGO DE SALVADOR

A mesa visa apresentar o projeto "NORMAS DE PRESERVAÇÃO E CRITÉRIOS PARA INTERVENÇÕES NO CENTRO ANTIGO DE SALVADOR". Este projeto é desenvolvido por professores da Faculdade de Arquitetura da UFBA, técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, da Prefeitura Municipal de Salvador – Fundação Mário Leal – e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia, com o objetivo de executar ações para desenvolvimento das normas de preservação e critérios de intervenções para o Centro Antigo de Salvador. Este projeto consolida a parceria entre IPHAN, UFBA, PMS e IPAC que culminou na delimitação da área tombada do centro histórico de Salvador, em 1984 e no encaminhamento da candidatura da mesma à inclusão na Lista do Patrimônio Mundial, 1985.

O projeto foi desenvolvido a partir das diretrizes estabelecidas no Processo de Tombamento do centro histórico de Salvador pelo Iphan e na Lei Municipal n° 3.289/83, que instituiu a “Área de Proteção Cultural e Paisagística - APCP” do Centro Histórico, correspondente ao Centro Antigo de Salvador. Na primeira etapa da pesquisa o objetivo principal foi centrado na leitura do território com atualização do conhecimento sobre as atuais características arquitetônicas, tipológicas, urbanísticas, paisagísticas e de apropriação social, onde se inserem bens tombados e áreas de valor cultural e paisagístico correspondendo ao Centro Histórico e área do Comercio, tombados pelo Iphan e a Área de Proteção Cultural e Paisagística da cidade de Salvador visando a elaboração de diagnóstico, identificação de particularidades e proposta preliminar de setorização da área. A segunda etapa, ainda em curso, está centrada na elaboração da norma com critérios e parâmetros de intervenções adequados à preservação do patrimônio cultural, levando em conta as dinâmicas existentes e os espaços necessários às transformações que são inerentes às funções urbanas e ao seu uso social. A equipe UFBA é composta pelos professores: Mariely Cabral de Santana, Márcia Sant`Anna, Nivaldo de Andrade Junior, Gabriela Gusmão Sampaio, Martha Raquel da Silva Alves, Aline de Figueirôa Silva.

A mesa terá a participação das professoras Mariely Santana e Márcia Sant`Anna pela UFBA, dos arquitetos Erica Diogo e Bruno Tavares pelo IPHAN, Jurema Machado pela PREFEITURA/FML e João Carlos Oliveira pelo IPAC.