Congresso Virtual da UFBA 2020 - Mesa: PATRIMÔNIO CULTURAL E CAPACITAÇÃO TÉCNICA ESPECIALIZADA

O MP-CECRE foi o primeiro mestrado profissional na área de conservação e restauração de monumentos e núcleos históricos no Brasil, herdeiro do curso de especialização homônimo (CECRE) que surgiu em 1974, para preencher uma grande lacuna de formação técnica especializada na área da preservação no país, demandada especialmente pelo IPHAN. Somados CECRE e MP-CECRE acumulam 45 anos de experiência e dedicação na qualificação de arquitetos urbanistas e engenheiros civis para atuar na área da restauração e conservação do patrimônio cultural edificado. Essa trajetória foi premiada pela FNA 2019 pela importância de sua contribuição profissional no campo da preservação do patrimônio cultural. Entendo a importância desta herança e das instituições responsáveis por sua salvaguarda, bem como os complexos e variados desafios da preservação em nosso contexto contemporâneo, o MP CECRE vem promover a mesa "PATRIMÔNIO CULTURAL E CAPACITAÇÃO TÉCNICA ESPECIALIZADA" nessa terça-feira 26/05 às 15:30 h - SALA E do Congresso Virtual da UFBA 2020, para contribuir no debate sobre o papel das universidades públicas na sociedade brasileira, com especial foco na área da preservação. O objetivo da mesa será refletir sobre a importância da capacitação técnica especializada para atuar na área da preservação do patrimônio cultural no Brasil diante dos desafios de um panorama cada vez mais alargado e complexo dos objetos de interesse de preservação e da diversidade das realidades locais desta grande e heterogênea herança. Os convidados representam importantes instituições brasileiras vinculadas ao tema: O Conselho Internacional de Monumentos – ICOMOS, na figura de seu presidente nacional, Leonardo Barci Castriota e o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, na figura de seu presidente Nivaldo Vieira de Andrade Junior.   A coordenação e exposição inicial serão feitas pela Profa. Juliana Cardoso Nery, coordenadora do MP CECRE e a moderação será realizada pela Profa. Mariely de Cabral Santana, vice coordenadora do curso.