Curso "Introdução à História da Construção e sua relação com a preservação do património edificado", a ser ministrado pelo Professor João Mascarenhas Mateus - 28 a 30 de junho de 2017

O Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE UFBA) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - através do Centro Lúcio Costa e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (PEP) - têm o prazer de anunciar o Curso Introdução à História da Construção e sua relação com a preservação do património edificicado, a ser ministrado pelo Professor da Universidade de Lisboa, João Mascarenhas Mateus.

As aulas no Ateliê do CEAB acontecerão nos seguintes turnos:

• Dia 28 de junho de 2017: das 9:00 às 13:00
  • Dia 29 de julho de 2017: das 9:00 às 13:00
  • Dia 30 de junho de 2017: das 9:00 às 13:00

​No dia 30 de julho, no turno da tarde, das 14:00 às 18:00, também está prevista uma aula de orientação de Trabalhos Finais de discentes do MP-CECRE na disciplina Ateliê de projeto III: projeto de intervenção em edifícios, conjuntos e sítios históricos. Esta atividade só está aberta para alunos do MP-CECRE.

O curso está inserido dentro das Jornadas do Patrimônio - atividade idealizada pelo Centro Lúcio Costa - IPHAN. Prevê, além do curso intensivo de três dias em Salvador, uma jornada de um dia no Rio de Janeiro (dia 26 de junho de 2017) com palestra ministrada pelo professor e apresentações de outros profissionais (como a Professora do MP-CECRE, Mariely Santana - Vice Coordenadora do curso) de casos que espelhem os problemas enfrentados no Brasil e que contribuam para a capacitação proposta. Veja o detallhamento da atividade aqui.

O Professor João Mascarenhas Mateus é Investigador Principal (Investigador FCT), CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design – Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, desde 2015.

Depois da Licenciatura em Engenharia Civil no IST, fez o Mestrado em Ciências da Arquitetura na Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica onde trabalhou como assistente de investigação (1993-1995).

Perito da Direção de Cultura da Comissão Europeia entre 1993 e 1998 para avaliação de Projetos de Conservação e Restauro do Património Cultural. Realizou na Universidade La Sapienza de Roma – Itália a investigação de doutoramento sobre a utilização de técnicas tradicionais de construção de edifícios de alvenaria na atividade da conservação arquitetônica.

Em Roma, projetou e dirigiu os trabalhos de conservação do Instituto Português e do Pontifício Colégio Português. Doutorado em Engenharia Civil pelo IST (2001). "Cultore della materia" na Faculdade de Arquitectura Valle Giulia da Univ. La Sapienza de Roma (2002-2004) e colaborador científico da "Scuola di Specializzazione in Conservazione dei Monumenti" da mesma Universidade, desde 2002.

Foi coordenador técnico da candidatura da Baixa Pombalina à Lista do Património Mundial (2003-2006). Investigador auxiliar (investigador FCT Programa Compromisso Ciência), de 2009 a 2014, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Organizou em 2010 a Primeira Conferência sobre História da Construção em Portugal e foi um dos coordenadores do I Congresso da História da Construção Luso-Brasileira (2013). Fundador e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção, 2015.