IMPACTO DA PANDEMIA DA CORONA VÍRUS NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

O documento, ora principiado, reporta o impacto da pandemia do novo coronavírus na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Inicialmente, registra-se a necessidade de suspensão das atividades acadêmicas e administrativas, bem como o primeiro congresso virtual da UFBA, evento oportuno que foi estabelecido, priorizando discussões sobre a pandemia de COVID-19 e as tecnologias necessárias aos processos educacionais em função do cenário previsto de distanciamento social.

Posteriormente, são apresentadas as ações que foram desenvolvidas pela Gestão da UFBA no sentido de retomar as atividades de ensino de graduação e pós-graduação, com o planejamento do Semestre Letivo Suplementar (SLS), realizado entre os meses de setembro e dezembro de 2020. Também, é exposto o detalhamento do trabalho da Superintendência de Ensino à distância na formação de docentes e técnicos administrativos nas tecnologias empregadas no ensino remoto emergencial. Além disso, é pontuado o fato de as bibliotecas permanecerem fechadas por conta do distanciamento social, mas salienta-se que os docentes e discentes foram informados enfaticamente sobre as possibilidades de acesso a livros e bases de dados disponíveis online. Ademais, destaca-se que uma rede de proteção psicossocial foi criada para prover apoio psicológico para a comunidade acadêmica da instituição.

O relatório também apresenta o impacto da pandemia nas defesas de trabalhos de conclusão de cursos de pós-graduação, assim como realiza uma análise do impacto da pandemia na publicação científica da universidade no ano de 2020, além de prover informações relativas a publicações de artigos científicos desenvolvidos pelos acadêmicos da UFBA, acerca do tema COVID-19.

Finalmente lista-se parte dos projetos de pesquisa (cerca de 163) que estão sendo desenvolvidos sobre o tema COVID-19 pelos programas de pós-graduação.