Programação do 4º Seminário Internacional de Projeto – Requalificação Urbana e Cultura da Cidade (SIP)

Entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro, a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), através do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE), em parceria com a Sapienza Università di Roma, através do Dipartimento di Storia, Disegno e Restauro dell’Architettura, realizará em Salvador o 4º Seminário Internacional de Projeto – Requalificação Urbana e Cultura da Cidade (SIP)

Este evento se estrutura em um workshop e em um ciclo de palestras. No workshop, 35 estudantes da FAUFBA e dos cursos de arquitetura da Sapienza Università de Roma, da Università degli Studi “G. d’Annunzio” Chieti-Pescara e da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolverão, em equipes multinacionais e sob a orientação de professores e pós-graduandos destas universidades, propostas para a requalificação arquitetônica e urbana da Ladeira da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador, incluindo o conjunto de cinco imóveis restaurados por Lina Bo Bardi na década de 1980 e um outro conjunto, em ruínas. Participarão ainda do evento professores convidados da Universidade do Porto e da Universidade Federal de Pernambuco.

Em paralelo, entre os dias 27 e 30 de agosto, a partir das 18h30, será promovido,  no Espaço Cultural da Barroquinha, um ciclo de palestras com os professores participantes do seminário, sobre temas como requalificação de sítios históricos urbanos, conservação da arquitetura moderna e intervenções em ruínas, dentre outros. O acesso a essas palestras é aberto e gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.

O 4º Seminário Internacional de Projeto conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA), da Fundação Gregório de Mattos / Prefeitura Municipal de Salvador (FGM/PMS), do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA) e do Instituto Bardi – Casa de Vidro. Além disso, o 4º SIP se constitui em um evento preparatório do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020RIO, que ocorrerá pela primeira vez no Brasil em julho de 2020, no Rio de Janeiro.

Ver Programação